Sobre o CBH Rio Meia Ponte
O CBH Meia Ponte foi instituído em 16 de julho de 1997, por meio da lei nº 13.123. Ele é um órgão colegiado, com atribuições deliberativas e consultivas, de nível regional e estratégico, do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Pela lei, a área de atuação do CBH Meia Ponte será a totalidade da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte e outras definidas por legislação específica.
O comitê deverá se reunir periodicamente para tratar de assuntos da bacia, focando no uso da água. Além disso, trabalhar em parceria com a sociedade para a sustentabilidade das Bacias Hidrográficas da sua área de atuação.
As atribuições do CBH Meia Ponte são diversas. Entre elas está a promoção do debate das questões relacionadas a Recursos Hídricos com os demais Comitês; aprovar e acompanhar a execução do Plano de Recursos Hídricos da Bacia e propor a criação das Agências de Água da Bacia. Essas são algumas das várias competências que o comitê fica responsável.
O rio Meia Ponte, afluente do rio Paranaíba, nasce na serra dos Brandões, no município de Itauçu. A bacia hidrográfica do rio Meia Ponte representa 3,56% da área do território do Estado. Estão inseridos, nesta região, 37 municípios goianos, incluindo a capital goiana e as cidades de Anápolis, Morrinhos, Goiatuba e Itumbiara.